domingo, 30 de dezembro de 2007

Salutem Per Acqua

Passando pela ponte semi-destruida


Aqui onde estou (região dos lagos, Patagonia norte) tem de tudo, são muitos os atrativos. E alguns deles se devem à intensa atividade vulcânica que acontece por aqui. Confesso que isso me dá um pouco de medo. Afinal, nunca se sabe quando os vulcões vão acordar. Claro, eles avisam antes, há indícios. Mas... e se o vulcão resolver cuspir lava de uma hora pra outra, sem aviso prévio, bem na hora em que estou em cima dele tirando fotos? Bobagem, não é? Mas as pessoas em Pompéia confiaram e lá estão, em forma de estatua no meio do que estavam fazendo.

Medo superado, resolvi correr o risco e aproveitar as vantagens. Sempre quis tomar banho em águas termais! Acho sensacional essa coisa da água quente brotando da pedra, um milagre. Por isso resolvi fazer uma extravagância e visitar o Spa Termal de Montanha Lahuen-Co, muito perto da fronteira com o Chile. Um pré-presente de aniversário.





A estrada é linda! A gente passa por lagos e mais lagos, de águas claras e praias de areia branca. Dá até para fingir, fotográficamente falando, que se está no Caribe, não fosse o vento polar e a temperatura da água (menos fria do que lembrava). Foram duas horas e meia de curvas, subidas, descidas, arco-iris, lagos, vales, pedras gigantes, picos nevados, flores (brancas, amarelas, violáceas) e bichos. É incrivel como as vacas aqui são gordas, os cavalos grandes e todos os quadrúpedes (cachorros incluidos) tem pêlo lustroso e bonito.


Carro de buey


Antes de chegar às Termas, a coisa ficou preta, literalmente. A estrada de terra agora tinha côr de cinza, e pequenas rochas de lava solidificada se acumulavam em suas laterais. Dos dois lados, um pouco mais longe, a exuberante floresta valdiviana. Paisagem muito peculiar. O lugar em si, o Spa, é bem bonito, uma construção de madeira, pedra e vidro, em frente a um bosque.


Modalidade: Yoga-na-lava


Fui muito bem recebida com chá de ervas e bolinho e convidada a aproveitar os banhos. Ganhei uma toalha, um ropão e um chinelinho estranho, meio de plástico. No setor de banhos, três mini piscinas com temperaturas de 37,5 a 41 graus, muito relaxantes. Quinze minutos de imersão e mais quinze descansando e lendo meu novo livro do Philip Roth. Ainda provei a ducha vichy, que consiste em 5 jatos de agua termal bem quente caindo em locais do seu corpo a escolher. Acho que gostei disso, mas não sei. Duas horas depois da chegada, o merecido e aguardado almoço, que eles descreveram como "patagônico gourmet".



Sala de banhos



O cardapio parecia interessante. De entrada pedi vichyssoise, uma sopa de alho porró, batata e creme de leite que meu pai fazia pra mim quando eu era criança. Desta vez na versão quente. Estava boa! O pão meio durinho e nada para espalhar nele. Comecei a desconfiar. As opções para o prato principal: truta, ojo de bife, wok de legumes ou papardelle mediterrâneo. Quis a truta, mas não foi possivel. Tudo tinha acabado, menos o wok de legumes. Fazer o que? O wok estava bonito na apresentação e correto no sabor, mas meio sem graça. O atendimento um pouco disperso, o azeite de oliva não chegava, não chegava... O vinho rosê não chegava, não chegava.


Primeiro prato: Vichyssoise



As sobremesas boas também acabaram. Sobrou uma unidade de algo de nome francês impronunciável, traduzida como vulcão de chocolate. Era um petit gateaux bom, mas feito no microondas (ouvi o apito quando ficou pronto). Tenho preconceito automático com tudo que é feito nessa maquina maléfica, mas comi mesmo assim porque não sou tão radical. No final, pedi um chá de boldo e fiquei lendo num sofazinho enquanto aguardava o horario da aula de yoga. Depois de tanta comida era tudo que eu precisava para concretizar meu projeto "gordura sustentável".


Segundo prato: Wok de legumes, bonito mas sem graça



Mas a aula de yoga não chegava, não chegava (ainda bem que fiz yoga-na-lava). A professora foi fazer massagem numa senhora e nunca mais voltou. Ainda por cima ficou de má vontade quando soube que iriamos querer a aula que o pacote "day spa" incluia. Não fui com a cara dela, apesar de ter simpatia espontânea por grávidas. Ela não sorria de jeito nenhum. Bom, como não dava para passear pelo complexo termal, já que chovia o tempo inteiro, voltei pros banhos, mas estava cheio de gente e não tinha onde sentar. Resolvi ir embora, curtir essa linda estrada de volta e aproveitar o fim de tarde em San Martin.

...

Chegando na minha cabana, resolvi não sair para jantar. Comer fora o tempo todo enjoa. Então fiz um lanchinho... torrada integral com presunto crú e queijo de ovelha, salada de alface americana e tomate (aqui o tomate é uma coisa), batata doce cozida (menos doce que a brasileira), cervejinha Stella Artois, tudo de bom, tudo silencioso.

Acho que o banho em água termal altamente mineralizada me fez muito bem. A minha pele ficou macia, os músculos relaxados, me deu um soninho bom... Mas o mérito é todo do vulcão, ou de Deus. Esse pessoal do Spa precisa aprender algumas coisas sobre como oferecer um bom serviço, ou melhor como simplesmente dar às pessoas aquilo que oferecem (por um preço nada modesto).

Epílogo: Reclamei por email com o povo do SPA, que se desculpou sinceramente e me convidou a passar mais um dia por lá, cortesia. Agradeci mas não vou, quero tentar um rafting no rio Hua-Hum.


MK

5 comentários:

anna disse...

Yoga-na-lava: foto sensacional!

Anônimo disse...

miss kitchen! essa foto ao lado é bem mais bacana!
faz mais jus a sua pessoa!
feliz ano!

Natalia Mallo disse...

a nova foto da MK foi feita no restaurante "el quincho", onde tem uma vitrine que mostra o coitado cordeiro sendo assado em pé (já morto, claro)
ah! foi no dia do meu aniversario!

Anônimo disse...

miss kitchen, eu de novo.

bom, não sabia que fazia anos, então: parabéns!

olha só, lembrei bastante de vc, pela suavidade e pela música.
provavelmente já ouviu, é a chiara mastroiani:

http://www.myspace.com/persepolislefilm

Natalia Mallo disse...

obrigad!
aceito presentinhos atrasados...

deixa eu entrar no link da chiara... (filha de marcelo?)

ahhh é a trilha do filme persepolis?

muito bom!

adorei1