quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Delicias judaicas

Esquina famosa: Larrea y Sarmiento - Barrio Once


Ah, meus 10 anos...



Morei em Buenos Aires dos zero aos vinte anos. Nesse periodo mudei de casa doze vezes. Em parte porque, já que moravamos de aluguel, por que não experimentar diferentes bairros? Em parte porque sou filha de pais divorciados e rolava aquela coisa de morar com um ou com o outro, dependendo da disponibilidade, situação financeira e paciência de ambos.

Numa dessas morei no bairro Once, equivalente ao Bom Retiro de São Paulo. Era o bairro judeu por excelência, com muitas lojas de tecidos e um movimento comercial intenso. Hoje é um bairro coreano/chinês, mais intenso ainda.

Nessa época, morava num apartamento antigo na rua Sarmiento, grande e lindo, colado na escola onde estudava e exatamente em frente ao SHA - Sociedade Hebraica Argentina. E ao lado do SHA, um boteco maravilhoso, onde umas tres vezes por semana eu comia pletzalej com pastrami e pepino, acompanhado de refrigerante de laranja da marca Mirinda, em garrafa de vidro. O refrigerante não existe mais. O boteco não sei, mas vou descobrir. Eu tinha 10 anos de idade. Faz 22 anos. Oh, Lord.

Como era de se esperar 99% dos meus amigos eram judeus e frequentavam o clube em frente à escola. Eu também frequentava, de bico. Meus amiguinhos me ajudavam a passar "despercebida", até que uma hora os guardas pararam de "não reparar" em mim e eu comecei a usufruir com liberdade de varias atividades: aula de informatica, softball, piscina e beijos furtivos no terraço. Sei que era muita cara-de-pau, mas a cumplicidade de meus amigos sócios do clube e minha pouca idade me isentavam de julgamento.

A festa acabou quando meu pai casou pela terceira (quarta?) vez, resolveu fazer uma lua-de-mel de 3 meses e voltei a morar com minha mãe, do outro lado da cidade. "Começar de nooovo"...

Mas guardo a lembrança desses tempos no Once com carinho, especialmente pelas iguarias que comia no boteco, na lanchonete do clube e nas casas dos meus amigos, onde sempre fui recebida como parte da familia. Isto é: mães que, como aos seus filhos, me faziam engolir toneladas de alimento que eu aceitava educadamente, para não fazer desfeita. (Uma vez cheguei a implorar clemência).

Evocando estas lembranças, visitei dois restaurantes em São Paulo: A Z Deli da Alameda Lorena e o AK Delicatessen, em Higienopolis.



AK Delicatessen

O AK (nome extraido da dona e chef, Andrea Kaufmann, que por coincidência é casada com um argentino) fica num sobrado bem charmoso, tem um ambiente agradavel, bom atendimento, garçons gatos. Sem saber, eu conhecia a dona, porque frequenta a padaria da esquina da minha casa (Leticia), e ela me conhecia por causa do Trash Pour 4. As mesas do salão superior ficam um pouco próximas demais pro meu gosto, mas a iluminação é ótima. O cardapio é bonito mas enorme (em termos de tamanho mesmo), e tem bela encadernação. Detalhes de bom gosto em tudo. O cardapio enorme tem varios pratos típicos da culinaria judaica, com um toque contemporâneo. Funciona como rotisserie também. Ótimos vinhos. Pães quentes com diferentes patês de couvert irrecusável. Comi o robalo em crosta de zatar com molho cremoso de limão sisciliano e purê de batata. Demorou um pouquino (o restaurante estava bem cheio) mas estava bom, um pouco torradinho embaixo, quentinho. Minhas amigas comeram varenikes. O simples (só na manteiga) estava mais gostoso do que o trufado. Acho que o perfume do azeite trufado pra algumas pessoas fica too much, lembrando gás de cozinha. Mas é questão de gosto, e de dose. A sobremesa coletiva foi um bolo bem leve de chocolate, muito bom. O preço é salgado. Mas, com essas características, onde não é?




Z Deli


A Z Deli é um clássico no dia-a-dia dos Jardins. Você mesmo se serve num balcão onde ficam expostos, todos os dias, os mesmos pratos. No setor de frios: saladas variadas, gefilte fish, pastrami, rosbife, salada de batatas, pepino com iogurte, quibe de carne com gergelim. Fui lá hoje mesmo, olha meu pequeno prato de entrada:


isto é só o começo!



Tudo muito bom! O molho da salada de folhas, com salsinha picada, ótimo!
Depois passei aos quentes. Polpetone com molho de tomate, varenikes e espinafre. Esta última, tão boa! Me pergunto qual foi o tempero.




A sobremesa foi um tablete chamado Gerbeaud, com nozes, geléia de uva e chocolate. Café expresso e uma caminhada para meditar sobre a experiência.

(O preço é salgadinho, mas com essas características, onde não é?)

Ah! A única coisa que não aprovo na Z Deli é o microondas. Esse método de esquentar comida enlouquecendo moléculas de água não me agrada nem um pouco. Pode ser muito prático, eu sei. Mas nesse sentido não tem negociação, me recuso.


O endereço óbvio pra comida judaica é mesmo o Bom Retiro, com os tradicionais Cecilia e Sho Shana. Mas estas duas opções, em locais mais tranquilos e perto de casa, são ótimas. O AK, para gastar um pouco mais e ficar num clima mais romântico, para jantar. A Z Deli para almoçar rapidamente (ou demoradamente).


AK Delicatessen
Rua Mato Grosso, 450 - Higienopolis
www.akdelicatessen.com.br

Z Deli
Al. Lorena 1689 - Jardins
3088-5644

14 comentários:

Mariá disse...

o mais legal da z deli é que quando as donas estão lá a gente se sente um pouco filha de mãe judia... só um pouquinho, assim, na medida!

Anônimo disse...

diga-se de passagem, é raro elas não estarem lá. tem uma filial que fica na gabriel monteiro da silva, na frente do pão-de-açucar, que é tão boa qto a da lorena. as sócias se dividem para cuidar dos dois lugares. as comidas tem a mesmíssima qualidade.

a shoshana fica do lado da oficina oswald andrade, e a própria é quem escreve a conta na ponta da caneta e em hebraico pra vc pagar...

aliás o bom retiro merece um post à parte!

Natalia Mallo disse...

pode crer, o bom retiro é uma coisa

uma vez comi um falafel numa lanchonete pequenina no primeiro andar de uma galeria... era a coisa mais gostosa do mundo

preciso perguntar pro meu amigo daniel szafran (pianista) onde é!

Anônimo disse...

Adoro vareniques em manteiga de sálvia. E interessante como a história do Once se parece com a do Bom Retiro.

Natalia Mallo disse...

puxa, to escrevendo varenikes... mas pelo jeito a grafia em português é vareniques (confio na erudição de meu amigo oriental).

preciso corrigir ou fica como licença poética?

Anônimo disse...

Foi nesse tempo que tu te tornou, assim, digamos, sofisticada?

Natalia Mallo disse...

não... sofisticada me tornei aos 3 anos, quando bati na cara de um cachorro mau que queria roubar meu bife a milanesa

Anônimo disse...

não interessa se é com 'k' (ladino) ou 'qu' (português), o que interessa é que a massa e o recheio estejam gostosos.

minha cunhada Ruth, sefaradita marroquina de Belém do Pará, faz uns vareniques de babar.

aliás, podiamos abrir uma linha de conversa sobre massas recheadas em geral, do ravioli ao 馄饨 (won-ton). hummm, subitamente deu vontade de tomar capeletti in brodo.

Natalia Mallo disse...

sim, o assunto massas recheadas é ótimo!

deixa só eu me recuperar do La Casserolle...

camila kfouri disse...

ô guria de bom gosto!! casserole é programão,com direito a flores na saída.
no pratinho do(a?) z deli, vi que não faltou o patê de ovo, que é babado. e as abobrinhas empanadas do couvert? rolaram?
vê se vai mesmo no sophia! e me conta.

Natalia Mallo disse...

casserole é um caso sério!
o próximo post é sobre isso
as abobrinhas do couvert na Z Deli provei e gostei mas achei muito oleosas, fiquei com medo...
do patê de ovo me servi duas vezes, é uma perdição!
to cada vez mais curiosa sobre o Sophia, qualquer hora vou, afinal vem muito bem recomendado!

Anônimo disse...

miss kitchen, parece tudo muito gostoso, mas cuidado: primeiro uma caminhada pra meditar sobrer a experiência e absorver o ferro, depois um cafezinho!...

Natalia Mallo disse...

absorver o ferro, sempre!

Anônimo disse...

O falafel que vc comeu na galeria da José Paulino , não é um falafel ...é O falafel...o famoso falafel da Malka...como se deve , como é feito em Israel e se pedir na pita entao é um pecado, cheio de tehina e salada....o pepino azedo imbativel tb ... parabéns pelo BLOG, e quando tiver um tempinho venha conhecer o meu restaurante ICI Bistro !!!