quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Bacalhau muito simples!

Como parte das comemorações do fato de possuir um novo forno, resolvi fazer um bacalhau, que batizei de "Bacalhau à moda de mim". Novamente fiz um assado num dia extremamente quente (a última vez foi um cordeiro que deixou todo mundo suando à mesa). A meteorologia não me ajuda! E aqui em São Paulo é tão imprevisível que, enfim, tenho decidido os cardápios desconsiderando o clima. Quase sempre dá certo.

Estava tão quente que o vinho branco teve que ser mantido em contêiners de gelo, já que a geladeira não dava conta. Estava delicioso, refrescante e ótimo junto com um queijo bleu de bresse (o filho do camembert com o roquefort), melba com amendoas, emmenthal, pão de centeio e pão sueco. Seguindo essa entradinha, nos transferimos para a mesa do quintal (sendo que tinhamos que mudar as mesas de lugar constantemente para fugir do sol). Começamos com uma simples salada verde com tomatinhos grape e então veio o Sr. Bacalhau, que estava muito bonito e fumegante em sua travessa anti-aderente.




Lindo!



É muito simples. Nada que eu tenha inventado. Parte do princípio básico de assar o bacalhau com diversas coisas e mergulhar tudo num bom azeite de oliva. Como decidi em cima da hora, tive que acelerar o processo de dessalga, seguindo conselhos de uma expert (a promotora da marca de bacalhau que me atendeu no supermercado) usei água bem gelada (com cubinhos mesmo), que troquei de hora em hora. Ao todo o peixinho ficou 16 horas na água. Funcionou. Pro meu gosto ficou um bocadinho salgado, mas ninguém reclamou.

Feito isto, coloquei na travessa e acrescentei os seguintes ingredientes: batata doce cozida (só pra amolecer um pouquinho) em rodelas, anéis de cebola roxa (ultimamente a minha cebola é sempre roxa), pimentão de duas cores, dentes inteiros de alho, rodelinhas finíssimas de pimenta vermelha, azeitonas pretas sem caroço. Por cima, um monte de azeite de oliva extra virgem. Usei o Torre Sur, excelente. E um toque final de pimenta preta do moedor. Depois de assado, cobri com salsinha fresca picada.

O tempo que ficou no forno não sei dizer. Minha técnica consiste em tirar quando as batatinhas tiverem uma aparência de levemente tostadas. Comemos no calor acompanhado de arroz integral roxo e arroz branco basmati. Rimos, suamos, bebemos, e o sol aos poucos foi baixando, baixando, entrou uma brisinha fresca gostosa... Chegou um brownie com sorvete de pistache do Stuzzi (sorveteria imperdível na Vila Madalena). Mais umas garrafas inesperadas de ótimos vinhos brancos italianos e o domingo foi correndo, tarde adentro, entre amigos.

11 comentários:

DrooDroo disse...

adorei o blog vou voltar
quem me indico foi a Carola González
ri e me informei foi divertido.
beijos
passa no meu depois....

Unknown disse...

Você ainda trabalha com música ou parou?

Natalia Mallo disse...

se eu parasse, viveria do que?
rsrsrs
parei nada, tô cheia de projetos musicais! da uma olhada no myspace
beijos

Unknown disse...

Pensei que você tinha virado chef de cuisine full time, de banquetes, ceias, restaurantes, essas coisas.

Natalia Mallo disse...

não, só escrevo, e cozinho em casa...

Clarice Toledo disse...

Assisti dias desses o Menu Confiança e o Claude dessalgou o bacalhau deixando de molho por 15 minutos em leite fervido com alecrim (receita do Rondelle de shitake e bacalhau).
Comi uma vez em NY um bacalhau à Gomes de Sá q tb foi dessalgado em leite, mas fervido com alho.
Tô querendo fazer esse rondele, mas tô achando meio esquisito dessalgar com leite.
Às vezes, tenho uns medos bobos!

Unknown disse...

Também achei meio esquisito, como é que só em 15 minutos tira todo aquele sal que tem no bacalhau. Muito rápido para tanto sal, o leite tem alguma propriedade mágica que acelera a dessalga.

Natalia Mallo disse...

acho que prefiro a velha técnica de deixar de molho na água... é só planejar um pouquinho.

Unknown disse...

Para mim, leite no bacalhau só do bacalhau com nata.

Natalia Mallo disse...

Mmm... tô indo pra Portugal, me aguardem! Lá adoro o com natas e o na broa...

Unknown disse...

Bacalhau na brasa com batata a murro e empadão de bacalhau com broa no restaurante Estoril no Estoril, muito bom, assim como sopa de pedra e sopa seca de cabrito.