terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Sutil



Subtilis.
Fino, preciso, simples, sem adorno.
Leve.


Vocês devem ter lido nos posts anteriores o que foi a minha maratona gastronômica portuguesa.
Uma delicia total. Mas, como eu não consigo ser moderada, sai de lá precisando ir pro rehab.
No, no, no. Pois a era dos excessos ficou (temporariamente?) para atrás.
A vida proporcionou que fosse hospedada em Londres num maison végétarien e pudesse, além de dar trégua aos órgãos internos, provar coisas novas, diferentes e sutis.

Para começar, nem sal nem açúcar. O não açúcar, tranquilo. O sal me preocupou um pouco. Achei que fosse sentir muita falta, ficar levemente deprimida, correr pro saleiro que me foi amavelmente oferecido. Nada me foi imposto, vejam bem. Mas resolvi fazer um laboratório com o meu paladar e uma avaliação clínica do meu grau de dependência. E não é que foi bom? Teve um risoto de cogumelos e aspargos, com um queijo parente do gorgonzola só que muito mais suave, feito com caldo de legumes caseiro e vinho branco, ervinhas frescas, floquinhos de pimenta calabresa e um bom azeite. Senti falta do sal? Senti no começo, mas também reparei que sem o sal as coisas eram mais elas mesmas e se diferenciavam mais umas das outras. Sem o sal a salivação é menor, e o sabor de tudo mais suave, porém com mais nuances. Também reparei que o sal (principalmente se estiver acima da medida), nos deixa um pós-gosto que se sente na garganta, como uma ardência. Todo um laboratório. E assim vou, no exercício de ao menos não usar sal no prato (ao comer fora). Claro que não vou ficar radical, mas quando voltar pra casa, vou começar a adotar o hábito, ou melhor, desadotar o hábito. Em outras palavras: acordar.

A foto acima não é imagem satelital de um novo planeta ou restos de uma erupção vulcânica numa plantação de abacate em Atacama. É um pequeno almoço sutil. Leite de aveia (é só bater os flocos com um pouco de água), com diferentes sementinhas (girassol, gergelim, abóbora) e clusters de aveia. Um pouco de geléia com pedacinhos de fruta para dar um up e pronto. Sem açúcar. Diferente. Bom.



Miss Kitchen viajou a convite da Tap. Fly Tap!

Nenhum comentário: