segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Moqueca for all



Estou na fundação I-Park, desenvolvendo um projeto de sound design ligado a arte ambiental. O lugar é lindo! Lembra a Serra da Mantiqueira, só que mais baixo e plano. Muitos pinheiros, lagos, rios, cachoeiras... e também coiotes, lobos, gatos do mato, veados.

A comida aqui funciona assim: no café da manhã, frutas, suco, bagels, pão integral, café expresso (nunca muito bom, embora a gente tenha ido atrás de café da Tanzania), chás. Às vezes alguém se anima e prepara panquecas, french toast (rabanada, na qual colocam litros de maple syrup), omeletes. O almoço é sempre igual. Frios, pães, salada, às vezes uma massinha com um molho simples. Os jantares são mais orgiásticos. Uma moça muito doce chamada Holly chega 18.30 e em uma hora prepara um jantar incrível para 14 pessoas. Um dia peixe, com molho de limão sisciliano, outro dia frango assado com apricot, kebabs, saladas, batatas assadas, arroz integral. E a sobremesa!? Mousse de chocolate preto, massa de scone com morangos frescos, torta de maçã. E sempre, sempre chantilly fresco por cima. Uma perdição. Toda noite toma-se vinho, tinto italiano (Corvo) ou Chardonnay australiano (não lembro a marca e não gostei tanto).

Nos finais de semana, os artistas em residência cozinham, e domingo foi a minha vez.

Tudo começou na feira dos fazendeiros de Old Lyme, onde fui atrás do peixe. Perguntei para a pescadora (dona de um barco chamado Jennifer) qual dos peixes aguentava cozimento sem se desfazer e ela me indicou o "cod". Comprei 2 pounds (não sei quanto é em quilos), mais coentro, vegetais e leite de côco. Desde o início soube que não seria uma moqueca tradicional (sem dendê, para começar), então resolvi incluir cogumelos locais, que estavam bem bonitos. Tudo é orgânico aqui sempre.



China, not plastic!


Fui muito metódica. Primeiro arrumei a mesa. A gente pode usar china (pratos de cerâmica ou porcelana), plastic ou old service (pratos de terra cota). Fomos de china, que o plastic não esta com nada (é para grupos que não gostam de lavar louça).

E deixei tudo preparado para a hora de ir à panela.


Peixe, cebola roxa, pimentão, leite de côco.


Ótimas facas, lindos ingredientes. É um prazer cozinhar assim.



Mushrooms in quarters.


Meu ingrediente não ortodoxo... E também alho, pimenta calabresa (não tinha outra), um pouquinho de páprica, cominho, cebolinha e coentro. Aquele refogado inicial, sal, pimenta, leite de coco e panela. A panela não era nada adequada. Para 12 pessoas tive que usar uma panelona própria para sopas, alta e estreita. Fiquei bem decepcionada com isso, porque também não ia ser um lugar bonito para servir o prato, mas bom, a vida é assim, trabalhamos com o que temos.



Panela inadequada...


Outra decepção foi o peixe. Muito gostoso, mas se desfez em 5 minutos de cozimento. De onde a moça tirou que ele iria resistir? A moqueca virou uma espécie de sopa. Ao menos eu disse pra todo mundo que não ia ser nem de longe uma moqueca verdadeira e ninguém se importou.


Depois de um tempo cozinhando até que ficou bonita.


Antes de comer, ofereci shots do caldo da moqueca em copinhos de vidro, com um pouquinho de coentro e um pingo de tabasco. Boa idéia!

Enquanto isso, Eizo-san preparou uma salada com molho grego.


Saladona.


Molho grego, delicia!

E finalmente comemos. Sons de "mmm" e "yeah" e "so good" me animaram, e o melhor elogio veio da polonesa escultora chamada Olga: "this is my favourite dish!".



A sopa de moqueca no prato.


É isso! Tenho que ir, estão me chamando pro almoço!

MK, de Connecticut.

7 comentários:

Anônimo disse...

Cod é bacalhau, só podia es desfazer na moqueca, o que menos se desfaz em moqueca é cação ou peixe-espada.

Natalia Mallo disse...

isso! bacalhau!
não conseguia lembrar e fiquei com preguiça de olhar o dicionário.

eles tinham "sword fish" lá, mas não o suficiente para 12 pessoas... teve que ser na base da sopinha mesmo...

Anônimo disse...

A moqueca não deixa de ser uma espécie de sopa de peixe refogada em ingredientes variados, mas sua sopa, não sei não, pela cara tinha que provar para ver se ficou boa. Em Connecticut se encontra peixe moqueado do jeito tradicional, eles fazem receitas deliciosas com peixe-carvão do Alasca, savelha e até marisco branco.

Natalia Mallo disse...

Pois vou dizer, eu provei, o sabor estava ótimo! Foi a primeira vez aqui que não ficamos o jantar inteiro dizendo "could you pass the salt?"

Esses anônimos... se ao menos tivessem um nome fantasia!

=)

Anônimo disse...

AI!!!

Mariá disse...

"mas sua sopa, não sei não..."

taí um comentário de quem nunca provou as maravilhas da miss kitchen!

Anônimo disse...

alive and kicking, fiquei com medo de miss kitchen depois da braveza da resposta, coitados dos anônimos