quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Comida de camarim

Quem trabalha com música ou artes cênicas de modo geral sabe do que estou falando.
A comida de camarim é estranha.

Em alguns casos é produzida por empresas terceirizadas, contratadas pelo nosso contratante para servir algo que 1) não tenha problemas sanitários 2) forneça o mínimo de nutrientes para a gente poder cantar e/ou tocar e/ou atuar durante aproximadamente uma hora e meia 3) não seja interessante ou saudável em demasia.

Este camarim, que vou chamar de "camarim institucional" está composto de: fruta (ou verde ou podre, ou ambas ao mesmo tempo), sanduíches de pão de forma em formato triangulo contendo frios e alface (murcha, afinal quem sobreviveria dentro de um saco plástico lacrado?). Ah, e a liga. Nutricionistas quebraram a cabeça pensando como colar os ingredientes para que o sanduíche tenha integridade. Antigamente a solução era a maionese (que mesmo pra quem gosta fica horrível depois de 5 minutos no pão). Hoje algo politicamente mais correto, pastas de ricota com tomate seco ou ervas ou azeitona. Só como em casos de extrema necessidade.

Em oposição há o "camarim caseiro" ou "camarim interiorano", que eu considero bem melhor. É um bolo de fubá, uma rosca doce pesadona da padaria do bairro e sanduíches de queijo e salame na bisnaga. Sucos ou refrigerantes lado B de marcas regionais. Bem melhor! Pode cair um pouco pesado, mas é gostoso. E sempre tem uma garrafa térmica de café doce. Eu não gosto, mas acho aconchegante.

Tem também o camarim "vidas secas" em que o encarregado supõe que a gente precisa comer, mas não necessáriamente beber, deixando apenas uma jarra de água muito suspeita como hidratante. Este tipo de camarim normalmente é iluminado por tubos fluorescentes, alguns com defeito, fica perto do barulhento ar condicionado central e o sofá é como aquelas caixas de onde pula um palhaço, só que sem o palhaço. Molas perigosas.

Às vezes, só bebida e nada de comida. Latas de várias coisas que ficam em cima de uma mesa desde a passagem de som e que na hora do show estão intomáveis, quentes e/ou chocas (ou xocas?). Na maioria dos casos um grande isopor com gelo feito água onde boiam águas mineirais de copinho e algumas latas.

Quando eu faço o show Qualquer Lugar, cuido pessoalmente do camarim. Compro água com gás, vinho tinto argentino e alguns refris. Um pacote de Bis (experimente comer congelado, como aprendi há pouco tempo), torradas integrais, uma ciabatta, um queijo para untar (da última vez um cremoso melba com lasquinhas de côco), um queijo amarelo (emmenthal ou similar) e uma ou outra fruta (confesso que nem sempre). Às vezes compro salame, ou castanhas, ou azeitonas (espanhola gordal e preta chilena) ou alguma fruta seca. Bom, nesse mimo vai uma grana, de fato, mas vale a pena. Nunca vi músicos tão felizes!

Isso tudo me lembra o show que fizemos numa festa no Festival de Cannes. O camarim era na verdade um mini vestiário para garçons. Não cabiam duas pessoas dentro. O show começou tardíssimo e a comida não apareceu (garçons se esquivavam de nós, à moda dos toureiros). Quando finalmente apareceu era pouca e parecia canapê de Pedigree (patêzinho pra cachorro). Isso porque nós estavamos na crème da finesse do savoir faire do chic e tal. De frente pro mediterrâneo, aquela gente de cinema, saltos altos, som alto, pessoas altas, copos altos, vento e chuva. Pelo menos o whisky estava liberado. E o show foi uma diversão. 

De volta aos camarins, poderia descrever muitas situações, e convido os amigos músicos, dançarinos e atores a me acompanharem na pesquisa. Mas na verdade quero enviar (em vão, porque jamais saberão e mesmo que saibam...) uma mensagem aos produtores, donos de casa noturna, instituições e demais contratantes: Experimentem colocar no camarim dos artistas coisas que vocês gostariam de comer. Como inspiração, imaginem o aperitivo de um jantar agradável. Coloquem comida fresca mas sem frescura, de boa qualidade, leve, fácil de manusear. Façam com carinho, invistam um pouquinho mais, e sintam a diferença na paisagem psicológica do evento.

E o prêmio Melhor Camarim da minha vida vai para a Hause der Kulturen der Welt, em Berlim, onde tinha duas pessoas cuidando dos artistas e servindo full time macarronada (com tomate fresco e rúcula), dois tipos de salada, cerveja nacional, champagne, água e biscoitos doces com chá. Isso sim são condições de trabalho!


10 comentários:

fernanda disse...

Mas, você nunca pensou em pedir 100toalhas brancas, 100 toalhas pretas, água vulcânica de Fiji, ingredientes crus para serem cozinhados no próprio camarim, uma garrafa de rum Havana 7 anos, 130 brigadeiros, bombons com forma de ursinhos, 60 canecas de porcelana chinesa, canja de galinha e um secador de cabelo. É indispensável que todo camarim tenha essas coisas.

fernanda disse...

Da Folha:
A cantora australiana Kylie Minogue, que cantará em SP amanhã, exigiu em seu camarim, no Citibank Hall, variado cardápio alcoólico: doze cervejas das marcas Stella Artois, Corona, Budweiser ou Carlton Cold; vinhos brancos e tintos australianos e uma garrafa de champanhe Veuve Clicquot.

Unknown disse...

desculpe o trocadilho, mas taí um bom filão.

Mariá disse...

acho os pedidos da kylie minogue absolutamente razoáveis. para uma bebum, decerto.

Tour Digital disse...

exageros a parte, eu que trabalho num local que tem apresentações culturais, vejo bem como os bolos de pacotinho e aguas são por lá colocados, as vezes algumas frutinhas,salgadinhos... Eu que adoro música, não imagino o esforço que e´tocar com fome ou tomar uma agua quente pra aliviar o calor do palco... realmente vcs saltimbacos são grandes marabalistas e o melhor ainda fazem piada do proprio infurtunio, um alerta para os que se dizem divulgadores culturais. Está lançada a campanha Camarim de artista não é penico e tenho dito!!!

Abs,

Déia

Natalia Mallo disse...

Ontem, em Araraquara: sanduiche de peito de perú, queijo, rucula e tomate no mini croissant (gostoso, apesar de um pouco seco). Água de copinho e suco "Fatto Bene" (estranho).

Mariá disse...

detesto água de copinho.

Tour Digital disse...

Achei essa descrição, na net... Mas na verdade o que eh preciso???

Abs,

Deia




CAMARIM


O camarim é um espaço de uso exclusivo da banda. Não aceitamos camarins
compartilhados.
O camarim deve dispor de banheiro (exclusivo para a banda) com papel
higiênico, toalhas brancas limpas, tomadas, espelho para maquiagem e de corpo inteiro, mesa de apoio para colocar comidas, isopor ou geladeira para colocar as
bebidas, sofá para pelo menos cinco pessoas e pelo menos quatro cadeiras.
O camarim deve ter fechadura que tranque na porta e a chave ficará sob os
cuidados do produtor da banda enquanto estiverem ultilizando o camarim.
Depois de realizado o show, quando a banda for deixar o local, a chave
será devolvida ao responsável.
Caso o camarim não tenha chave, será solicitado um responsável pelas coisas que lá ficarem durante o show.

O local de show deve dispor de um segundo espaço, sala ou camarim para a
equipe.
O camarim da equipe deve dispor de quatro cadeiras, mesa de apoio para colocar as comidas e isopor para colocar as bebidas.

No Camarim devem constar todos os itens solicitados de comida e bebida e o
mesmo deverá estar pronto na hora combinada para a chegada da banda ao
local. Essa hora, não será necessariamente a hora do show.

São os ítens:

2.1 - BEBIDAS DO CAMARIM DA BANDA:
1-Água mineral ( mínimo de 8 garrafas de 500 ml)
2- Coca cola ou Pepsi (mínimo de 5 latas)
3- Coca cola ou Pepsi light ou diet (mínimo de 5 latas)
4- Guaraná Antartica ou Kuat (mínimo de 5 latas)
5- Guaraná Antartica ou Kuat light ou diet (mínimo de 5 latas)
6- Cerveja (mínimo de 10 latas)
7- Garrafa térmica com café (sem adoçar. Disponibilizar açúcar e adoçante)
8- Mate Leão sabor limão ou maça (mínimo de 5 copos ou 2 garrafas)
9- Mate Leão sabor limão ou maça Diet (mínimo de 5 copos ou 2 garrafas)
10- Sucos Del valle sabores Morango, Pêssego e Maracujá (mínimo de 5
caixinhas de cada sabor ou 2 caixas grandes de cada)
11- Água de coco natural ou em caixinha (mínimo de 5 caixinhas ou 2 caixas
grandes)
12- Gelo

Obs:No camarim deve ter garfos, facas, pratos, copos e guardanapos
suficientes para toda a banda.


2.2 - BEBIDAS DO CAMARIM DA EQUIPE:
1-Água mineral ( mínimo de 8 garrafas de 500 ml)
2- Coca cola ou Pepsi (mínimo de 5 latas)
3- Coca cola ou Pepsi light ou diet (mínimo de 5 latas)
4- Guaraná Antartica ou Kuat (mínimo de 5 latas)
5- Guaraná Antartica ou Kuat light ou diet (mínimo de 5 latas)
6- Cerveja (mínimo de 10 latas)
7- Garrafa térmica com café (sem adoçar. Disponibilizar açúcar e adoçante)
8- Mate Leão sabor limão ou maça (mínimo de 6 copos ou 2 garrafas)
9- Mate Leão sabor limão ou maça Diet (mínimo de 6 copos ou 2 garrafas)
10- Sucos Del valle sabores Morango, Pêssego e Maracujá (mínimo de 6
caixinhas de cada sabor ou 2 caixas grandes de cada)
11- Água de coco natural ou em caixinha (mínimo de 6 caixinhas ou 2 caixas
grandes)
12- Gelo

Obs:No camarim deve ter garfos, facas, pratos, copos e guardanapos
suficientes para toda a equipe.

Bia disse...

água de copinho tem gosto de alumínio com plástico...
horror...!!

Anônimo disse...

Se voce encontrar a Ná ou o Dante Ozetti, pergunta paraa eles dos pés de moleque da mãe da Rosaly, da rádio da UFMG. Grande sucesso de camarim.