sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Endivias como se fossem alcachofras...

É só destacar as folhas uma por uma e lavar bem.
Fazer um molho.
Por exemplo, hoje fiz: shoyu, vinagre de caqui e azeite extra-virgem.
Mas pode ser também: azeite, limão e sal.
Ou ainda: azeite, limão, sal, mostarda.
E também: azeite, limão, sal, pimenta do reino moida na hora e mel.
Ou qualquer combinação dos ingredientes acima ou de outros ingredientes.
A proporção costuma ser: 3 partes de óleo para 1 parte de ácido.
Mas eu faço sempre no olhômetro.
Ai você vai usando as endivias de canoa para conter o líquido do molho.
E vai comendo uma por uma até acabar.
Se estiver só, pode sorver o molho fazendo um pouquinho de barulho.
Líquidos podem escorrer pelo seu queixo na manobra, tenha um guardanapo por perto.
Experimente!

9 comentários:

fernanda disse...

Endivia é um negócio estranhíssimo porque parece aquilo que recobre o milho no pé ou parece a pétala de alguma flor. Só belgas mesmo para terem criado uma coisa estranha dessas, na Bélgica tem até pão de endivia. Tem que saber preparar senão fica meio amargo. Eu já comi gratinada, recheada com queijo e nozes, em cima de pizza. Mas, com esse seu molho deve ficar ótimo também. Eu fico imaginando uma receita de vegetais brancos que misture feijão branco, palmito e endivia. Só que tem endivia que tem parte roxa, amarela, verde. O feijão branco nunca é tão branco. O palmito parece, às vezes, meio amarelo. Maluquice.

fernanda disse...

Endívia tem acento, eu escrevi sem acento. Lembrei de uma receita de endívia com fiambre e molho béchamel que também tem acento.

Natalia Mallo disse...

A primeira vez que fui pra Paris comi endívias (vou ficar devendo o acento no texto, ta?, preguiça...) gratinadas com bechamel e presunto crú. Uma delícia!
Mas normalmente como frias, como salada. Talvez porque o meu forno não esteja funcionando.

fernanda disse...

Miss Kitchen sem forno é como um cirurgião sem bisturi.

Natalia Mallo disse...

faz muito tempo que estou sem forno
mas isso vai mudar!

fernanda disse...

Você sabe que tem um blog francês mais do que curiosamente chamado Mademoiselle Cuisine. Aqui tem o endereço http://mademoiselle-cuisine.blogspot.com/.

anna disse...

pão de endívia! eu quero!

fernanda disse...

Vou tomar uma liberdade no espaço da Señora Cocina e dar a minha receita de pão de endívia:
Ingredientes
Uma quantidade razoável de endívias
3 colheres de manteiga
1 tablete de caldo vegetal
2 tabletes de fermento biológico para pão
1 colher de açúcar
1 lata de creme de leite
2 colheres de parmessão ralado
2 ovos
5 xícaras de farinha de trigo.
Manteiga para untar a forma.
Feitura
Cozinhe as endívias de 30 a 45 minutos em fogo alto.
Escorra e pique as endívias.
Aqueça a manteiga e refogue as endívias com o caldo vegetal.
Retire do fogo e deixe reservado.
Misture o fermento com o açúcar até ficar líquido, junte o creme de leite, as endívias, o parmesão e os ovos.
Junte a farinha de trigo aos poucos, misturando bem, até obter uma massa mole.
Coloque em forma retangular alta e untada com manteiga e farinha de trigo.
Cubra e deixe crescer por uns 15 minutos.
Asse em forno pré-aquecido por 30 a 45 minutos.
Deixe esfriar, prove e se estiver horrível nunca mais faça uma receita minha e amaldiçoei meu nome por toda a eternidade.

Anônimo disse...

Adoro endívias com ricota, algumas uvas passas, sal e azeite.
Endívia é uma chicória, mas tão chique que deveria ser "franciscória"!
Outra chicória muito boa, apesar de bem amarga, é o radicchio.