terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Café da manhã

Meu café da manhã de padaria (Leticia)


Poucas coisas me lembram mais São Paulo do que as padarias. Na Argentina, onde nasci e onde passei as férias passadas (voltei semana passada mas já parece que faz um século), as padarias vendem de tudo, mas muito raramente servem as delicias in-loco. Lá é tudo para viagem, ou como se diz lá "para llevar". Medialunas, sandwiches de miga, facturas, pebetes... tudo quentinho e embrulhado num papel grosso e cinzento, que mantem a temperatura e o sabor e que fica um pouco manchado no fundo com a gordura que sai das iguarias. Gosto muito do pão de lá. Deve ser a memória afetiva, ou talvez seja a água. Mas gosto muito também do clima das padarias aqui em São Paulo.

O típico café da manhã de padaria paulistano é uma coisa que me produz "mixed feelings", confesso. Como todo mundo, tenho um prazer troglodita pelo pão na chapa, mas ele me deixa com muita sede pelo resto da manhã, cai pesado. Normalmente prefiro sem miolo e frio. Sempre peço "com pouca manteiga". Mas isso é impossível, ninguém (com exceção da Rosineide da padaria Leticia) consegue atender esse pedido. É um problema de condicionamento ou automatismo garçonil, como quando peço coca-cola com gelo e sem limão. O limão está sempre lá. Bem, além do pão, que ainda por cima tento em vão eliminar da minha dieta, uma média de café com leite é muito pra mim. Por isso acabo pedindo cafezinho pequeno com leite desnatado, não para emagrecer mas porque o leite integral de caixinha me deixa na boca uma sensação gordurenta que só passa escovando os dentes com Parodontax.

Além do pão com manteiga e o café com leite tem o suco de laranja com mamão, esse vilão. Tomo para sentir que tenho um mínimo de preocupação com meus intestinos e com a tão necessária ingestão de frutas, mas não gosto nada, bebo como se fosse remédio. Mamão é uma das pouquissimas coisas na natureza que não me produz nenhum entusiasmo. Combinado com laranja, fica essa coisa sem graça com um toque ácido. Prefiro água com gás.

Nada disso impede que vocês me vejam na padaria da esquina deglutindo prazerozamente tudo que acabo de criticar, como no dia da foto acima. Sou mesmo uma pessoa complexa e ambígua, fazer o quê?



Broa de milho da padaria Pioneira: Imperdível


Já o café da tarde é outra coisa. Assim como alguns se permitem começar a beber depois do meio-dia, outros esperam a tarde chegar para começar a atacar coxinhas, doces obscenos de cores e recheios estranhos, pedaços de pizza de padoca e coisas do gênero. Na tarde em que tirei essa foto, até que peguei leve. Essa broa é do tipo macia, esponjosa e oca. Uma delícia! A padaria Pioneira fica no Alto de Pinheiros/Vila Beatriz, na Rua dos Macunis. Outras coisas boas que você acha por lá: quiche de cebola, coxinha, bolinho de bacalhau, pão francês integral, doces portugueses e por ai vou.

10 comentários:

Anônimo disse...

a padaria é uma instituição brasileira, ou melhor, eu diria paulistana, por excelência (porque saindo da cidade a qualidade muda radicalmente).

gosto muito de poder pedir "olha, o pão, por favor, com pouca manteiga e bem torradinho e a média bem clara e sem espuma,tá?"... experimenta fazer isso fora do brasil!

claro que pode ser que venha com espuma, mesmo assim...

(a flexibilidade funciona numa via de mão dupla)

Anônimo disse...

Se você vier ao Paraíso te levo ao Souza. E em São José dos Campos na Nove de Julho.

Natalia Mallo disse...

é legal como as padarias fomentam um tipo de bairrismo!

gosto também daquele em frente a Fnac, como chama?

Andre Mosse disse...

A padaria é realmente algo marcante em nossas vidas. Moro no interior faz um bom tempo, mas padaria igual as de Sampa não existem. A Letícia é muito boa mesmo... também vale um destaque para a REAL (esquina da Av. Professor Alfonso Bovero com a Av. Doutor Arnaldo), também para a St. Etienne (Rua Harmonia)... Quando vou à SP, tento passar para comer alguma delícia.
Em Taubaté, recomendo a padaria do Jarbas. Segue o link: http://jornal.valeparaibano.com.br/2005/12/29/bairro/tauba1.html

Natalia Mallo disse...

Menos a Jarbas conheço todas.. A Real é boa para comer um prato rápido, e tem aquele clima tiete esperando alguem da MTV aparecer... A St. Etienne já frequentei, o café com leite é servido numa xicara que mais parece um balde! É boa, e um pouquinho cara, de lá gosto do X Filé Mignon salada no pão francês.

Ana Dupas disse...

o que é aquilo no canto esquerdo-alto da primeira foto? um ovo?

preciso dizer que a st. etienne é ótima, desde que vc não vá tomar um chocolate quente ou qualquer outra coisa que te faça sentar por volta das 10 da noite (próximo da hora de fechar). Nessa hora os garçons, sem piedade, começam a passar quilos de lixo fedorento do dia inteiro pelo corredor onde ficam as mesas e, por consequência, os clientes. É uma situação de... digamos... perder o apetite.

Natalia Mallo disse...

Ahahaha
Aquilo é o resto de um suco de laranja com mamão!

Unknown disse...

Seu blog também é muito bom, estou retribuindo a visita.
Vc está de parabéns!!!

Mariá disse...

você não gosta de suco de laranja com mamão, que eu sei!

Renato Rocha disse...

Oi Natalia,

Escutei sua voz essa semana na rádio universitária da ufg, acho que retransmitindo a rádio mec.

Nao moro em Sao Paulo, mas sempre que visito a cidade faço questao de visitar uma padaria no Jardins, a Nova Charmosa. Ela é espetacular. Os doces e quitudes são de deixar o queijo cair e encostar no chão de tão gostosos. Você conhece essa? Fica na rua Pamplona.

Agora, tô curiosa para escutar direito a sua música. Na rádio só tocaram pequenos trechos de cada uma.

Prazer em conhecê-la.