segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Aconteceu

Depois de 3 semanas em territórios argentinos, finalmente aconteceu.

Cansei de comer. Cansei de procurar onde comer, de comer fora, de ver comida, de falar de comida. Cansei principalmente da carne vermelha. Sabia que isso iria acontecer, e mesmo assim comi, comi tudo que pude. E mesmo cansada, ainda vou comer mais um pouco, já que graças à Aerolineas Argentinas, que instaurou o caos aéreo e acendeu a chama fácil da violência portenha, ganhei dois dias a mais na cidade. Mas cansei dos garçons, do pão, da manteiga. Cansei de pedir a conta, de pagar a conta, de escolher a mesa. Quando chegar em casa, quero ir no supermercado, fazer uma bela compra e, por um tempo, comer coisas simples, quantidades coerentes com o meu peso, verduras, legumes, frutas. Quero cozinhar, misturar menos, comer bem. E principalmente, tirar um pouco a comida dessa região que fica no centro da minha vida e colocar um pouquinho de lado, cedendo lugar a um pouco de verdadeira atividade física, melhor ainda se for do tipo que alonga, tonifica e relaxa. Retomar os projetos e tocar a vida com energia renovada. Férias funcionam.


Mas antes de cansar totalmente (alguem acreditou no parágrafo acima?), deixem eu apresentar a MELHOR TORTA DE MOUSSE DE CHOCOLATE DO PLANETA TERRA:


Desconsiderem as branquelas do andar de baixo, que funcionam como mero contraste.


Sim, no andar de cima da geladeira, a premiada torta do Florida Garden, confiteria que fica na esquina de Florida com Paraguay, bem no meio do centro do cúmulo do auge do turismo e das lojas de casaco de couro. Aliás, o que se ouve constantemente nas invasivas abordagens dos lojistas: "leder chaquet, leder chaquet!". Inglês com sotaque argentino é uma coisa engraçada. Português também. Inglês com sotaque brasileiro também. E assim por diante.

Quando eu era bem pequena, minha avó me levava ao Florida Garden para tomar Ginger Ale, um refrigerante que só adulta aprendi que era feito de gengibre. Até então eu achava que era feito de algo que não tinha nome mas tinha gosto estranho. Porque o legal era passear com a minha avó. Ela era (e continua sendo) bonita, inteligente, elegante, bem humorada. E ainda lutava karatê (isso ela não faz mais, está com 90 anos). Foi ela quem me ensinou a subir em árvores e a escolher bons restaurantes, já que não sabe cozinhar absolutamente nada.

Mas essa torta de mousse é incrível! Tem o mesmo sabor há 30 anos, no mínimo. É leve, não muito doce, tem uma massa bem fininha coberta por uma espuma deliciosa e, para finalizar o prazer, lasquinhas crocantes de um bom chocolate escuro. Se um dia forem pra Buenos Aires, não deixem de experimentar.

Agora vou sair para andar um pouco. Preciso fazer por merecer.

4 comentários:

Katia Horn disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Natalia Mallo disse...

não foi censura!
apaguei o comentario acima porque era muito pessoal...
se alguem ficar com curiosidade, eu conto!

Anônimo disse...

cogumelos são um assunto interminável...

Anônimo disse...

Essas tortas de mousse de chocolate são qualquer coisa muito tentadoras!