domingo, 25 de novembro de 2007

De tudo? Um pouco...

Como muito fora. Esse é um dos motivos pelos quais não tenho poupança.
Gasto mais com comida do que com roupa. Na verdade não gasto com roupa. Mas adoro gastar com comida. Invisto em momentos gastronômicos com um desprendimento que não me surpeende, porque sou filha do meu pai. Se ele tivesse cem reais pra viver um mês, gastaria oitenta em sushi no primeiro dia.

Mas acabo comendo quase sempre nos mesmos lugares, nos consagrados do meu paladar, naqueles em que já conheço o garçon, os pratos, as alterações que posso fazer sem que ninguém ache estranho. É boa essa intimidade. Um desses lugares é o Martin Fierro, um clássico da Vila Madalena. Um lugar que amo, principalmente para almoçar. Ótima comida, ambiente agradável, garçons atenciosos pero no mucho, perfeito.




No Martin Fierro, eu gosto de tudo. Peço um buen bife de chorizo, aberto (na Argentina se chama "mariposa"), ao ponto. Cuidado, o ponto do bife dos argentinos pode querer se comunicar com você. Batata assada. Salada primavera (com abacate em vez de manga). Empanadas. De carne. De espinafre com massa folhada. Galeto. Carré de cordeiro. Asado de tira (este uruguaio, ótimo). E o que mais me comove: bife a milanesa com purê de batatas. Eu dou uma garfada e me vejo naquela mesa gigante, embaixo da parreira, com 6 anos de idade, segurando garfo e faca na vertical e berrando "mi-la-ne-sa! mi-la-ne-sa!" em coro com meus irmãos. E o purê de batatas? Este é meio rústico, não cremoso, tem aquele perfume de nóz moscada, na medida. No final, café Astro ou chá de hortelã fresca, panqueca, almendrado, alfajor de maizena, pasta frola. Só alegrias.

...


Restaurante Maní





Foi num espirito de mudança que, semana passada, fui almoçar no Restaurante Maní, também em São Paulo. Tinha ouvido falar que era bom.

Na entrada tomei um susto. Um corredor que conseguia ser branco e escuro ao mesmo tempo. Nas paredes umas arvores magras pintadas a mão, e na ponta de seus galhos, fotografias e recortes de revista colados diretamente na parede. Fotos de celebridades como Michael Jackson, Elvis Presley, misturado com globais, celebridades brasileiras variadas, não lembro. Só lembro que aquilo me constrangeu um pouco. Em seguida se vê a cozinha, e dentro dela, algumas pessoas jovens, caras boas, chapeu da faculdade Anhembi Morumbi.

Ultrapassado o tenebroso corredor, cheguei num salão agradável, bem iluminado, com móveis de madeira. Ufa.

De entrada uma salada que dizia ter abacate. Gosto muito de abacate, sozinho, na salada, com limão e shoyu, tudo menos doce. Abacate doce é uma coisa estranha à qual ainda estou me acostumando. A salada tinha pouquissimo abacate mas era gostosa. Tinha uma placa crocante que dava uma textura interessante. Acrescentei bastante azeite. Dividi com a minha amiga, a porção era muito pequena, logo que começamos acabou.

Meu prato foi um cherne assado no forno com uma terrine de batatas, tomatinho cereja (preciso desistir de comê-los quentes) e cebola confit. O peixe era bem fresco e o forno deixou ele com uma consistência de peixe cozido e não grelhado como eu prefiro. Um pouco sem sal. A estrela do prato era a batata. Novamente, o azeite de oliva entrou em cena. O prato estava bom, mas não oferecia a experiência que justificaria o preço. O atendimento foi bom também. A sobremesa esqueci totalmente.

Um dia posso voltar pro Maní e continuar investigando esse cardápio, quem sabe? Enquanto isso, me garanto nos bons restaurantes de sempre.


MARTIN FIERRO
RUA ASPICUELTA, 683
VILA MADALENA
SAO PAULO - SP
FONE: (011) 3814-6747
www.martinfierro.com.br


MANÍ
JOAQUIM ANTUNES, 210
JARDIM PAULISTANO
SAO PAULO - SP
www.restaurantemani.com.br
FONE: (011) 3085-4148

3 comentários:

Ana Dupas disse...

oba, ainda bem que alguém fez um blog assim...
ainda não sei se vou lê-lo, porque descobri que não tenho nenhuma paciência para blogs. Acho que é a interface, sei lá.
Mas não me sai da cabeça a pergunta:
vc já leu Afrodite (Isabel Allende?)?(!)

Ana Dupas disse...

sim, vou lê-lo!

Natalia Mallo disse...

eu mesma não tenho paciencia para blogs... e tempo? alguem tem?