segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Em casa.

Desde que cheguei de viagem ando muito inspirada para comer em casa. Cada refeição um carinho pra mim mesma e para os outros. Ando vegetariana e imaginativa. O marasmo de janeiro na cidade quente se tornou desculpa para cuidar da nutrição, com leveza e amor pelos ingredientes e pelas pessoas. Talvez isso esteja me salvando do tédio?

Fiz dois jantares na semana passada. Um deles foi um macarrãozinho com legumes à moda indiana, bem simples, com dois amigos que gostam de cerveja. O segundo foi um risoto de abobrinha e gorgonzola, preparado com cebola roxa, vinho branco, bouillon (pó para preparo de caldo de legumes, orgânico e sem sal) e parmesão. Este foi para 6 pessoas, sendo que uma delas eu não via há 17 anos.

E hoje, um almoço, com duas amigas. Arroz integral com cebola e milho, quiabos grelhados com balsâmico e endivias gratinadas. A primeira vez que provei isso foi em Paris, com presunto crú e muito queijo. Como não tinha manteiga, comecei o bechamel com uma mistura de oliva e óleo de côco, fui colocando farinha integral com a peneirinha e depois leite de aveia. Temperei com turmeric e curry, um pouquinho de sal, e quando ficou cremoso, derramei sobre as endivias pré cozidas. Cobri de gruyere e forno até tostar. Ficou bom.

No final comemos Titas (uma guloseima argentina que consiste em sanduichinho de biscoito de maizena com creminho de limão banhado em chocolate), com uma tacinha (ou duas, ou três) de vinho do porto.

E assim vamos verão adentro, esperando algo acontecer.



2 comentários:

Santana Filho disse...

Miss kitchen, gosto de seus comentários; seu blog é bem charmoso.

Como vc fez os quiabos grelhados?

Tks. Abç.

Natalia Mallo disse...

valeu Santana!
olha, joguei os quiabos numa frigideira com um fio de oliva, e quando ficou tostadinho, coloquei balsâmico e deixei reduzindo...