sábado, 12 de julho de 2008

Ici Bistrô (ou a importância de se fazer reserva)

De noite também é lindo.



Noite dessas, depois de trabalhar durante horas numa trilha sonora com uma amiga, resolvemos sair para comer "uma coisa leve e gostosa". Mas onde? Sexta-feira à noite, Vila Madalena já lotada. Preguiça de dirigir, de estacionar, de escolher, de pensar. Então, num insight eu disse "já sei!" e veio o uníssono "Ici!". É bom concordar assim, de livre e instantânea vontade.

Pegamos felizes o rumo de Higienópolis, pela Sumaré vazia. Chegamos, tinha uma vaga quase em frente (às vezes tenho vergonha de chegar na porta dos restaurantes com meu carro velho e sujo, mesmo que estas mesmas caractéristicas componham em outras situações o charme e extravagância de uma cantora com óculos de aro beige). Ao entrar, o que era de se esperar (literalmente), cheio. Como só tinha um casal esperando resolvemos sentar e tomar alguma coisa enquanto nossa mesa (fumantes? tanto faz!) vagava.

Mas quem vai ter vontade de sair rápidamente do ambiente acolhedor do Ici Bistrô? A iluminação é uma delicia, num tom âmbar suave que nos deixa mais bonitos mas não impede o enxergar da comida (é estranho comer sem saber do que se trata). A acústica boa, se pode conversar tranquilamente, sem cacofonia nem tumulto, musica suave bem escolhida, "what a difference a day makes?". O serviço é ótimo, sem frescura. A sommelière, que nós conhecemos de outros carnavais menos franceses, nos explicou tudo que não sabiamos sobre a uva tannat. A hostess foi sincera quanto à duração da demora, os garçons atenciosos, daqueles que sabem te deixar em paz mas não somem.


Coisa linda.


Por esses e outros motivos, como o desfile de pratos lindos como o de cima saindo da cozinha, esperamos aproximadamente uma hora. Tomando um vinho francês tannat-merlot, água com gás e couvert: pasteizinhos de carne recém feitos, quentes e crocantes, pão frances, pão de cebola, manteiga, queijo de cabra e um maravilhoso e simples patezinho de beringela. Mas comemos tanto que quando chegou a mesa estavamos um pouco altas e sem fome.

Por isso pedimos duas meias-porções de risoto trufado de cogumelos. Adoro risoto, adoro cogumelos, adoro o aroma de trufa em pratos brancos. Então apareceu o Benny, chef e proprietário da casa (que nos ouve e nos lê, que honra!) e nos presenteou com um prato dos deuses. Cassoulet de frutos do mar! Servido numa mini panelinha Le Creuset, cheirosa e borbulhante. Minúsculos e macios anéis de lula, pequenos e saborosos mexilhões, vieiras grelhadas antes de ir pro ensopado (que maravilha), e camarão (ou era lagostim?). Tudo no molho de tomate, feijão branco, caldo do cozimento, sabor suino, temperos. Uma delicia! Belíssimo presente.

Para harmonizar a sommelier trouxe um outro vinho, um jerez branco cheio de personalidade. Foi difícil tomar com o paladar já contaminado pelo tinto. Tinha um aroma muito forte, que lembrava acetona e bastante acidez. Preciso de mais referência e educação enológica para apreciar este tipo de vinho. Mas provei e achei interessante.

A essa altura, passado o cassoulet, o que fazer com os risotos? Odeio desperdício, odeio pedir comida demais, odeio comer algo delicioso sem a devida fome. Por sorte, deu tempo de cancelar e o garçom não olhou feio nem criou caso. Tentamos terminar o vinho (não conseguimos, somos peixes pequenos), mas terminamos a água e saimos felizes, sem ter provado nenhum dos maravilhosos pratos do cardápio nem as sobremesas que passavam sedutoras ao nosso lado (ainda vou precisar daquele creme brulee).

Da próxima vez, fazer reserva. Faça reserva. Ou então, arrisque, e talvez tudo conspire em favor da sua felicidade.


ICI Bistrot
Rua Pará, 36
Higienópolis
3257-4064
www.icibistro.com.br

5 comentários:

Unknown disse...

QUERRIDA MISS KITCHEN....

...ADOREI O BLOG.

...FIQUEI IMAGINANDO, VIAJANDO EM DEVANEIOS....O PALADAR....O SOM.

...UFF VIREI FÃ, ESTAREI POR AQUI SEMPRE.

...BEIJO COM GOSTO DE MÚSICA PRA VC.

Anônimo disse...

bom gosto ,
gosto bom...
melhor impossível.
ICI é sempre bom.

Mariá disse...

dilícia.

Anônimo disse...

Honra a minha de recebe-las no nosso Bistrô ( honra a minha pois sou apaixonado por musica e musica boa , ou seja ).... Venham mais e prometo que deixo voces comerem o risotto com cogumelos trufados.Sobre o falafel fica pra proximo encontro e te digo mais sobre a falaferia do bom retiro..
Obrigado pelo texto...o prazer foi meu !!! beijos

Clarice Toledo disse...

Mk, um conselho: volte lá com fome e peça o risoto. Não meia porção, mas inteira mesmo! Só o aroma do prato já vale o pedido. Se quiser, pode comer tb!
E tente novamente o vinho branco. Peixe pequeno é? Sei,sei...rs

Bjnhos

Clarice