quinta-feira, 12 de junho de 2008

Las comilonas en Madrid

E agora, escrevo sobre Madrid sentada num café em Paris. Chove muito! Estou tomando um capuccino bem quentinho com um croissant bem crocante, daqueles em que a gente não precisa passar nada. Delicia!


Chueca, point de MK em Madrid.



Em Madrid foi muito rápido mas tive várias experiências gastronômicas interessantes. Logo na minha chegada minha amiga quis me levar num chinês. Eu disse OK, mas no fundo fiquei encanada. Não queria comer chop suey num lugar pequeno cheirando a fritura. Mas não era nada disso! Olha como são os preconceitos! O local (Don Lay) era amplo, luminoso e arejado. Os garçons, todos chineses, não falavam uma palavra de espanhol mas eram bem simpaticos. Comemos muito! Foi pato laqueado, macio, em finas fatias e com um molho adocicado delicioso. Depois uma espécie de guioza cozido no vapor recheado com barbatana de tubarão. Maravilhoso! Também um peixe grelhado com frutas e acelgas chinesas cozidas com champignons. Água com gás em garrafa de um litro e um chá verde para finalizar. Super gostoso! Pena que não levei a camera fotografica.

No dia seguinte, outra orgia. Fomos na Casa Hortensia, num restaurante de comida típica asturiana que fica dentro de um prédio. Logo na entrada você dá de cara com um presuntão crú muito ameaçador! Devia ter fotografado na entrada, porque na saida estava coberto de gordura para não ressecar já que o restaurante tinha encerrado as atividades.



O presunto foi dormir.



Logo que sentamos trouxeram um pratão de queijo manchego (da região de La Mancha). Lembra um roquefort, só que mais suave e bem cremoso. Isso e um pão gigante e crocante em forma de rosca. Difícil resistir. Ainda por cima é de praxe pedir primeiro e segundo pratos. E com o queijo eu já estava quase ficando satisfeita.






De primeiro prato pedimos um peixe (bonito) assado no forno, servido com cebolas douradas e batata frita. Super gostoso. A essa altura eu já estava totalmente satisfeita, pensando em tomar um chá. Então chegou a perdiz ensopada com molho de tomate e feijão branco, "perdiz con fabada".



Estava tão bom!


A perdiz era uma delicia! Uma carne delicada, mais gostoso do que frango e num molho super bem temperado. Tive que fazer um exercício para parar de comer, porque já estava quase passando mal. Então chegou um arroz doce queimado por cima como se fosse um creme brulee. Muito bom, mas foi só uma colherada. Não consegui ir até o fim. Minha amiga espanhola, criada no pais Vasco deu o veredito: "Tu comes poco!".

E esta amiga é proprietária de um retaurante no bohemio bairro de Chueca. Com poucas mesas e uma proposta de "comida de mercado", ou seja, o que está legal no mercado é o que ela serve no dia. E ela cozinha muito bem. No meu terceiro dia ela tinha que preparar um jantar para 30 pessoas e me convidou a participar do processo. Vou contar como foi, mas desde já posso afirmar: Que Puta Trampo!

Tudo começou indo a um grande mercado próximo ao aeroporto de Barajas. Compramos de tudo, e minha tarefa era riscar da lista o que já tinhamos. A peixaria era incrível, tinha de tudo. Até lagosta viva.



Olha o tamanho das merluzas.



Depois os legumes, as entradas, acompanhamentos, sobremesa. Tem que ter um olhômetro e um jogo de cintura incrível para se adaptar ao que o mercado oferece. Procurando as carnes, passamos pelo setor de presunto.





E o carrinho ia enchendo.





Depois, descarregar, colocar as coisas na geladeira e freezer e deixar tudo preparado para a noite. Nem adiantava cozinhar, porque ela só faz as coisas na hora. O cardápio incluiu bolinhos de polvo e sua tinta, carpaccio, pimentão grelhado, merluza assada, salada, e muitas outras coisas. Crepes, sorvete. Regado a vinho tinto. Foi um sucesso. Acabei a noite lavando louça as 5 am. E sem comer! Tinha tanta fome que tudo acabou num café da manhã em pé numa banquinha de italianos. Nada charmoso, mas bem gostoso.



Tudo acabou em pizza.

2 comentários:

Anônimo disse...

e o que aconteceu com aquele sonho de ter um restaurante - é o que eu quero saber...

Mariá disse...

não acredito. você não comeu NADA do jantar?!

beijos com aroma da linguiça do xapuri.