terça-feira, 8 de abril de 2008

Pudim



Eu gosto quando tem furinhos. Não gosto quando a consistência é pesada e pastosa. Na padaria não costumam ser bons. Nos restaurantes de interior, sim. No Biu, um restaurante muito simples em Pinheiros, bem troglodita, que serve um ótimo baião de dois, é ótimo. No Pitanga, na Vila Madalena, também é bom. Gosto dos que servem em Buenos Aires em qualquer bodega, grandes, meio queimados, cheios de furos e muito caramelo. Mas tem que pedir sem doce de leite, porque ai também já é demais. Um pudim daquele tamanho, com cobertura, é uma obscenidade. Nada contra, mas pra mim é muito. É pudim de leite ou pudim de ovos? Acho que os furos vem da leveza dos ovos. Minha mãe não fazia com leite condensado, só leite, ovos, açucar, essência de baunilha... Que mais? Tenho uma amiga que carrega uma receita familiar infalível, mas nunca provei. Lembro de ir na venda comprar essência de baunilha, fiado. Às vezes eu punha no meu leite quente, em noites frias. Não sou uma fã de leite condensado. Nunca bebi da lata. Mas gosto muito de mousse de chocolate, marrons em calda e tiramissu. Gosto de doces não tão doces. Doces árabes. Mas, qual a diferença entre pudim e flã? Ou devo escrever "flan"? Por que me pego pensando em pudim quando não posso comer nada com açucar e, na verdade, nem quero?

8 comentários:

Anônimo disse...

eu experimentei a tal receita familiar, e ainda presenciei a feitura. foi lindo, e com ovos do sítio, o que fez ele ficar mais amarelo e furadinho...mmmmm....

Anônimo disse...

só pra constar: amo pudim de pão, mas nunca mais comi um parecido com aquele dos meus 5 anos. nem na argentina.

Anônimo disse...

Eu sou muito fã de pudim!
Eu tenho uma receita de família infalível!
E tanto o meu pudim quanto o da minha mãe são daqueles que têm furinhos...
Ingredientes
4 ovos grandes, se estiverem pequenos pode pôr 5. Se forem 'caipiras', melhor ainda
1 lata de leite condensado
a mesma medida de leite (da lata de leite condensado) - se for direto da vaquinha, mais incrível será.
e açúcar pra fazer a calda de caramelo.
Modo de Preparo
É sempre banho-maria.
Olha, tem gente que faz no forno (a minha vó, por exemplo). Mas eu e minha mãe fazemos no fogão mesmo.
Vc precisa arrumar uma panela com tampa que caiba a fôrma de pudim - eu chamo a minha de 'pudinzeira'.
Bom, a massa é o seguinte:
quando for quebrar os ovos, vc belisca a galada do ovo (aquele negócio branco que fica grudado na gema) e joga fora - eu sempre acreditei que este era o segredo... Passa os ovos numa peneirinha. Depois mistura (mexe mesmo, homogeinizando) com o leite condensado e o leite. Tá pronta a massa, é só cozinhar.
Lá na panela, vc já prepara o banho-maria. (Eu ponho um fiozinho de vinagre na água pra não escurecer a panela.)
Aí, vc põe um tanto de açúcar na fôrma de pudim e põe direto no fogo pra fazer calda de caramelo. Assim que derreter o açúcar, vc já acrescenta a mistura (massa?!) na fôrma, encaixa a fôrma na panela com o banho-maria, põe a tampa e deixa cozinhando em fogo baixo por uns 45 minutos mais ou menos. Depois deste tempo, vc levanta e dá uma dedada (de leve, é claro) no pudim pra ver se já alcançou a consistência. Quando chegar o ponto,é só esfriar, desenformar e gelar.
Ah!
... e comer, é lógico.
beijos...

Natalia Mallo disse...

priscila, a tal receita infalível era a sua mesmo!
obrigada pela sua generosidade e...

bom pudim para todos!

Daniel Cohen disse...

Olá Natalia, pessoal,..

Vc deve escrever "Flan".

Todo e qq pudim adquire "furinhos" se for exposto a uma temperatura um pouco mais alta, ou por tempo mais prolongado.

Muito boa a receita da Priscila. Um clássico!

Tour Digital disse...

Talvez pensar no doce como energia, no momento em que o corpo recicla toxinas lhe dar algo agradavél pode ser um momento único. Já comeu pudim de claras?Se quiser pode fazer em casa mas em dia de preguiça passar na Doces de Laura perto do Sacolão é uma benção, final de tarde friozinho um chá, um doce...
PS: Eu acho que escrevi se não fiquei louca um comentário no post anterior por acaso você viu?
PS visite o DeunaIdeia em http://atbatista.blog.uol.com.br/
Beijos e melhoras Natália...
Déia

Vera Bonilha Atriz disse...

Eu já comi o pudim da priscila, é um arraso mesmo...
Minha mãe também penerava os ovos e tirava o "pinto". Acho fundamental pro pudim não ficar com aquele gosto carregado de ovos.
Minha tia faz na panela de pressão, e dá super certo tb.
Eu AMO pudim de leite, e gosto quando ele fica moreninho!!!

Anônimo disse...

olá, miss kitchen!
minha mãe me ensinou a fazer na panela de pressão também. a forma cabe dentro da panela, e ele fica pronto nuns 20 minutos no máximo.
daí tem q esperar esfriar pra desenformar.
soube que pro pudim ficar com aqueles furinhos, vc tem q bater a mistura no liquidificador por uns 10 minutos, até ela ficar bem aerada, e colocar devagar na forma, pras bolhinhas de ar não escaparem...
bjo!