domingo, 28 de fevereiro de 2010

Lembrança



Lembro como se fosse hoje.
Tinha 7 anos. Eu era a primeira a dormir e a primeira a acordar na casa (ainda sou assim).
Dormia muito cedo, muitas vezes antes do jantar.
Acordava cheia de disposição às 5 da madrugada e, entediada pelo silêncio da casa, me dedicava às minhas duas atividades preferidas: ler (livros proibidos da bibliotéca do meu pai, aqueles bem no alto) e cozinhar (comer).

Na cozinha treinava minha autonomia alimentíticia. Às vezes preparava um farto e variado café da manhã e ficava esperando a casa acordar, não sem uma certa impaciência. A noite virava dia e eu na cozinha. Inventava coisas, assava biscoitos de água e sal no forno, com cebola picada e cobertos de queijo Port Salut. Fazia ovos mexidos vermelhos com pimentão. Preparava chai pra o meu pai e earl grey com limão para o resto. Inventava maneiras de apresentar as frutas, de acomodar rodelas de salame numa tábua. Ralava cenoura. Arrumava a mesa nos mínimos detalhes e ficava esperando.

Mas nessa manhã que lembro como se fosse hoje aprendi a fritar um bife à milanesa.
Coloquei o óleo na frigideira, liguei o fogo e joguei o bife (que já estava pronto, numa pilha na geladeira). Nada aconteceu. Algo estava errado. Precisava ter esperado mais. Mas fritei até o fim, e não ficou bom. Joguei fora e comecei de novo. O óleo (de milho) ficou tão quente que ao jogar o bife, pingos de óleo queimaram meu rosto. Soltei um gritinho e tampei a boca. Esperei um pouco, de olho na frigideira mas mantendo distância, virei, virei de novo, mais uma vez. Torradinho por fora, mal passadinho por dentro. Perfeito. Comi no pão ("flauta" a baguette argentina) que esquentei no forno, com mostarda, lendo um Asterix e tomando Tang sabor laranja. Depois dormi de novo e quando acordei já era dia e a casa estava de pé antes de mim.

4 comentários:

Ariel Shem Tov disse...

Que história fofinha!!!

DrooDroo disse...

Eu deixo um dente de alho na frigideira quando comeca a borbulhar eu coloco a fritura, normamente gilo ou batata frita na madrugada. hihihihihih
e sempre que tiro as coisas acabo comendo o alho tambem, que vem como um premio no meio das coisas
ultimamente ando usando usando guee....

Mariá disse...

quero um bife à milanesa feito pela miss kitchen!

mauricio disse...

lindo, natália!